• Dia Mundial da Cruz Vermelha e Crescente Vermelho

Socorro e Emergência

1.1 – Equipa de Socorro e Equipa de Transportes

As equipas de Socorro e de Transporte são formadas por voluntários e/ou profissionais devidamente formados para prestação de primeiros socorros de saúde, emergência pré-hospitalar ou transporte de doentes, e mobilização para eventos não programados ou situações de exceção.

No atual contexto, o socorro pré-hospitalar em Portugal, está reservado ao Instituto Nacional de Emergência Médica - INEM (chamada 112), que após triagem, distribui as ocorrências pelas entidades por ele reconhecidas ou com as quais celebre acordos com essa finalidade, nomeadamente os Corpos de Bombeiros e Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), assumindo estas entidades a responsabilidade pelos serviços prestados. Os critérios de acionamento variam de acordo com normas próprias do INEM, balanceando o meio mais adequado/mais rápido para determinada situação.

A nossa Estrutura Operacional de Emergência, no âmbito do Socorro e da Emergência Pré-Hospitalar, está preparada para responder às solicitações do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM (Posto de Emergência Médica em funcionamento desde dezembro 2018).

No âmbito dos Transportes de Doentes, a nossa Estrutura está preparada para realizar transportes de Doentes Urgentes entre Unidades de Saúde, com ou sem acompanhamento médico ou para realizar serviços programados, particulares ou através de acordos, para Doentes Não Urgentes.

1.2 – Equipa de Apoio Logístico e  à Sobrevivência

A Delegação de Águeda da Cruz Vermelha Portuguesa dispõe de uma equipa que apoia, em termos logísticos, todas as atividades das restantes Equipas de Emergência, quer no dia-a-dia quer em situações de Emergência mais complexas.

As funções da equipa são diversas, mas pretendem garantir essencialmente que o que é preciso, está no sitio certo, à hora certa, na quantidade certa, da melhor forma possível para permitir a gestão eficiente dos meios e recursos disponíveis!

O Apoio à Sobrevivência e às Populações é preparado e desenvolvido numa ótica Local, Regional e Nacional, em coordenação com as diferentes áreas de atividade da Cruz Vermelha Portuguesa, cabendo à Equipa a gestão por exemplo da Alimentação e Águas, Higiene, Vestuário, Conforto e Cuidados Básicos de Saúde.

1.3 – Equipa de Apoio Psicossocial

A Equipa de emergência social e apoio psicossocial da Delegação de Águeda da Cruz Vermelha Portuguesa tem como objetivo atuar em três áreas:
1. Formação dos profissionais da EOE na área psicossocial, resiliência e psicotraumatologia;
2. Realização de transportes de vítimas de violência doméstica, transportes de vítimas de violência doméstica e transportes de emergência social;
3. Atuação em cenários de catástrofes (quando ativada) e em solicitações pontuais que necessitem de acompanhamento de um Técnico da área.

Deve também trabalhar em conjunto com a Equipa de Socorro e Equipa de Transportes de forma a ser garantida sempre a presença de um técnico e um socorrista previamente seleccionados e de acordo com os critérios do transporte.

1.4 – Equipa de Saúde e Eventos

As equipas de Apoio de Saúde são constituídas por voluntários e/ou profissionais com formação específica, com vista ao apoio e parecer técnico às suas estruturas locais, relativamente a técnicas de socorro e materiais utilizados, nomeadamente de valências médicas. Devem também trabalhar em conjunto com as equipas de Logística e Apoio à Sobrevivência, de forma a ser garantida a boa gestão de stocks do material médico de uso por profissionais habilitados a tal, e com as equipas de socorro, no âmbito da sua atuação técnica.

Estas equipas garantem uma resposta Nacional a todo o tipo de eventos ou situações de exceção, nas vertentes do socorro, da enfermagem ou médica.

Powered by jms multisite for joomla